O ator e cineasta Selton Mello (O Auto da Compadecida, Ainda estou aqui) revelou nas redes sociais que seu próximo projeto no cinema será a adaptação de “O Alienista”, obra clássica de Machado de Assis.
Ele será diretor e protagonista, dando vida ao doutor Simão Bacamarte.
Com produção da Conspiração Filmes, o comunicado diz:
“Quem é maluco? Qual o limite entre sanidade e a loucura? O que diferencia um lunático de alguém completamente são? […] O Alienista, não tão em breve assim em um cinema perto de você. Porque de perto, ninguém é normal”
Garanta seu exemplar de “O Alienista” clicando aqui — sua compra ajuda a manter o Portal ativo!
Sobre o que fala O Alienista?
Clássico da literatura brasileira, este texto de Machado de Assis continua sendo, cento e trinta anos depois de sua publicação original, uma das mais devastadoras observações sobre a insanidade a que pode chegar a ciência.
Tão palpitante quanto de leitura prazerosa, O alienista é uma dessas joias da ficção da literatura mundial. Médico, Simão Bacamarte passa a se interessar pela psiquiatria, iniciando um estudo sobre a loucura em Itaguaí, onde funda a Casa Verde - um típico hospício oitocentista -, arregimentando cobaias humanas para seus experimentos.
O que se segue é uma história surpreendente e atual em seu debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão. Ensaio sobre a loucura e a lucidez, sátira política e comédia de costumes, esta edição de Machado de Assis conta com uma esclarecedora nota introdutória do crítico britânico John Gledson, um dos grandes intérpretes do autor brasileiro.
O Alienista ainda não tem previsão de estreia.
